segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sinais

"Os sinais formam-se a partir do acordo, da forma e do movimento das mãos. Nas línguas onde se usam sinas, podemos encontrar os seguintes parâmetros que formam os sinais:

Configuração das mãos: são formas das mãos, que podem ser dadas através do alfabeto manual ou outras formas feitas pela mão predominante, ou pelas duas mãos. Por exemplo: os sinais desculpar, evitar, e ideia, possuem a mesma configuração de mão (com a letra y), a única diferença entre elas é que cada uma é produzida num ponto diferente no corpo.

Ponto de articulação: é o local onde é feito o sinal, podendo tocar em alguma parte do corpo ou estar num espaço neutro.

Movimento: alguns sinais podem ter movimento. Por exemplo: os sinais pensar, em-pé não tem movimento; já os sinais evitar e trabalhar contem movimento.

Expressão facial e/ou corporal: as expressões faciais e corporais tem um papel fundamental para o entendimento real do sinal, visto que a melodia em Língua de Sinais é toda feita pela expressão facial.

Orientação/Direcção: os sinais têm uma direcção com relação aos parâmetros a cima indicados. Deste modo, os verbos ir e vir opõem-se em relação à orientação."

Sem comentários:

Enviar um comentário