quinta-feira, 31 de março de 2011

Licenciatura em Portugal frequentada apenas por surdos

Universidade Católica tem a única licenciatura em Portugal frequentada apenas por surdos
26 de Janeiro de 2011
"Os jovens surdos que integram o coro da Universidade Católica são alunos da licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, a única em Portugal em que as turmas são compostas apenas por não ouvintes. O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica tem duas turmas da licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, compostas por 46 alunos no total, todos surdos. As aulas da primeira turma arrancaram em Janeiro do ano passado e as da segunda em Outubro. O curso, que mistura ensino à distância e aulas presenciais, é composto por 26 unidade curriculares, um primeiro ciclo de Bolonha, explicou à Lusa a coordenadora da licenciatura, Ana Mineiro. Com disciplinas como História da Educação de Surdos, Bases Biológicas da Linguagem e Aquisição de Linguagem e Literatura das Línguas Gestuais, esta licenciatura assenta em “três pilares fundamentais”: Ciências da Linguagem, tudo o que tem que ver com o conhecimento e meta conhecimento sobre a língua, Neurociências e Ciências da Educação, como se ensina e como se aprende.
            Os alunos deste curso “participam em actividades de investigação e alguns já publicaram em revistas e participaram em congressos”.            “Os da primeira turma participam num Observatório de Língua Gestual Portuguesa, em que criam gestos adequados para o conhecimento científico que vão adquirindo ao longo deste processo, porque é a primeira vez em Portugal que os surdos se confrontam com termos científicos para os quais ainda não existem gestos”, disse Ana Mineiro, acrescentando que “no âmbito do Observatório está a ser criado um dicionário terminológico”.
            O pré-requisito para esta licenciatura é ter um domínio excelente da língua gestual portuguesa.
            Para se profissionalizarem, para poderem, por exemplo, dar aulas, os licenciados terão de frequentar um segundo ciclo de Bolonha, o mestrado.
            De acordo com Ana Mineiro, “está em estudo a abertura deste mestrado e as áreas em que ele vai decorrer”.

(Jornal: netmadeira.com)

Primeiro dicionário da Língua Gestual

12 de Outubro de 2010
"Foi lançado o primeiro Dicionário de Língua Gestual Portuguesa (LGP). Destinado a mais de cem mil indivíduos que integram a comunidade surda em Portugal, o dicionário da Porto Editora, da autoria de Ana Bela Baltazar, inclui um DVD-ROM e disponibiliza mais de 5200 entradas, todas elas ilustradas.
            A descrição dos gestos é facilitada por ícones e setas, informação que é complementada com a ilustração do alfabeto gestual, algarismos e configurações e com a lista de todas as palavras que sofrem alteração com o Acordo Ortográfico. O projecto da Porto Editora foi desenvolvido ao longo de três anos e pretende responder "a uma grande procura por uma ferramenta deste género, sem respostas do mercado", comentou a autora."
(Jornal: OJE)

Dia Da Língua Gestual Portuguesa

13 de Novembro de 2009


            "A 15 de Novembro comemora-se o Dia da Língua Gestual Portuguesa (LGP).
            Nos termos da alínea h do nº2 do artigo 74º da Constituição da Republica Portuguesa, na realização da política de ensino incumbe ao Estado proteger e valorizara língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades. Assim sendo, desde 1997, a Língua Gestual Portuguesa passou a ser uma das línguas oficiais de Portugal.
            Numa época em que nada, ou quase nada se sabia a cerca da comunicação entre os surdos, no Instituto Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia) as crianças surdas, nos seus tempos livres, comunicavam entre si numa "língua secreta, que as protegia dos ouvintes que as rodeavam": falavam com as mãos, falavam a Língua Gestual Portuguesa.
            A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. Esta língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios."


 
                                                           (Jornal: Sapo Notícia)